PANORAMA DAS DEMOCRACIAS NA AMÉRICA DO SUL À LUZ DO DESEMPENHO NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19 (2020-2021): COMO OS GOVERNOS RESPONDERAM AO PROBLEMA?

Autores

  • Arthur Ramos do Nascimento Universidade Federal da Grande Dourados
  • Fernanda Ferreira Rodrigues Rosa Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

A crise configurada com a pandemia do Covid-19 apresenta desdobramentos além da questão sanitária, implicando em intensificação da erosão democrática identificável na América Latina. O objetivo consiste em identificar a postura dos países sul-americanos de colonização ibérica no que se refere ao enfrentamento do Covid-19 (2020 e 2021). Verificou-se a queda dos índices entre os países, confirmando oscilações democráticas. Não houve unidade para o enfrentamento da pandemia e nenhuma coesão regional no tratamento das políticas sanitárias. O enfrentamento foi insuficiente para distinguir melhores desempenhos diante da crise na região, constatando baixos desempenhos e riscos democráticos até mesmo nas democracias estáveis.

Biografia do Autor

Arthur Ramos do Nascimento, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Ciência Jurídica (UENP). Mestre em Direito Agrário (UFG). Docente da Faculdade de Direito e Relações Internacionais e do Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos da UFGD. Especializando em Vivências Pedagógicas Ativas no Ensino Superior.

Fernanda Ferreira Rodrigues Rosa, Universidade Federal da Grande Dourados

Acadêmica do curso de Relações Internacionais na Faculdade de Direito e Relações Internacionais – UFGD. Pesquisadora bolsista CNPq PIBIC (2021-2022) com o projeto: “Erosão Democrática e a Crise Sanitária do Covid 19: o (risco de) retrocesso em matéria democrática frente ao cenário pandêmico (2020-2021)”. E-mail: fernanda.rosa465@academico.ufgd.edu.br

Publicado

18-12-2024

Como Citar

do Nascimento, A. R., & Rodrigues Rosa, F. F. (2024). PANORAMA DAS DEMOCRACIAS NA AMÉRICA DO SUL À LUZ DO DESEMPENHO NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19 (2020-2021): COMO OS GOVERNOS RESPONDERAM AO PROBLEMA?. Argumenta Journal Law, 43(43). Recuperado de https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1238