PANORAMA DAS DEMOCRACIAS NA AMÉRICA DO SUL À LUZ DO DESEMPENHO NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19 (2020-2021): COMO OS GOVERNOS RESPONDERAM AO PROBLEMA?
Resumo
A crise configurada com a pandemia do Covid-19 apresenta desdobramentos além da questão sanitária, implicando em intensificação da erosão democrática identificável na América Latina. O objetivo consiste em identificar a postura dos países sul-americanos de colonização ibérica no que se refere ao enfrentamento do Covid-19 (2020 e 2021). Verificou-se a queda dos índices entre os países, confirmando oscilações democráticas. Não houve unidade para o enfrentamento da pandemia e nenhuma coesão regional no tratamento das políticas sanitárias. O enfrentamento foi insuficiente para distinguir melhores desempenhos diante da crise na região, constatando baixos desempenhos e riscos democráticos até mesmo nas democracias estáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Argumenta Journal Law
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY-NC-SA 3.0 BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.