DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA EM BOBBIO E KANT E A SUA EFETIVAÇÃO PELO ACESSO À JUSTIÇA

Autores

  • Thais Dalmolin Cervo Yamakawa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Antonio Hilario Aguilera Urquiza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este estudo busca entender a efetivação do acesso à justiça mediante a compreensão da dignidade da pessoa humana enquanto fundamento absoluto em Bobbio e dever de respeito para com o outro na teoria moral de Kant. Pretende-se explicar qual o sentido de se buscar um fundamento absoluto para salvaguarda de direitos, bem como entender porque o ser humano deve respeitar a si mesmo e aos outros, e assim, explicar como o acesso à justiça pode ser meio para a materialização dos direitos da pessoa humana. A pesquisa é descritiva e bibliográfica.

Biografia do Autor

Thais Dalmolin Cervo Yamakawa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2011). Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2010)

Antonio Hilario Aguilera Urquiza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui Doutorado em Antropologia pela Universidade de Salamanca/Espanha; atualmente é docente do curso de Ciências Sociais, da Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFMS e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (UFMS). Bolsista CNPq (PQ2).

Publicado

18-12-2024

Como Citar

Cervo Yamakawa, T. D., & Aguilera Urquiza, A. H. (2024). DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA EM BOBBIO E KANT E A SUA EFETIVAÇÃO PELO ACESSO À JUSTIÇA. Argumenta Journal Law, (43). Recuperado de https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1257

Edição

Seção

Artigos