MAPEAMENTO SISTEMÁTICO: K-SHAPED RECOVERY BRAZIL

Autores

  • Guilherme Fonseca de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Darcísio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina
  • Caique Vitor Costa e Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Fernando de Brito Alves Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

Este trabalho analisa a aplicabilidade do conceito de recuperação econômica em forma de K, que divide a sociedade em ganhadores e perdedores. O conceito é discutido em geral e no contexto brasileiro. A origem e o desenvolvimento do termo são delineados e o texto aborda a hipótese de um duplo efeito K no Brasil, além de alternativas inteligentes para lidar com as consequências decorrentes do efeito K. O mapeamento sistemático da literatura é utilizado para esclarecer o conceito e viabilizar trabalhos futuros com base nele. A máquina de busca foi o Google Acadêmico. O descritor utilizado foi “K-shaped recovery Brazil”. O período de pesquisa compreendido foi entre 2020 e 2022. Os critérios de inclusão e exclusão de trabalhos foram o rigor científico e a abrangência adequada do objeto de estudo. Os resultados são apresentados em três subtópicos: o primeiro analisará o uso acadêmico do termo "K-shaped recovery"; o segundo abordará a divergência entre países ricos e pobres durante a crise da Covid-19; e o terceiro discutirá alternativas para mitigar o efeito K internacionalmente e, mais especificamente, no contexto brasileiro. As considerações finais são no sentido de que o mapeamento sistemático permite esclarecer o conceito de K-shaped recovery e fornece bases mais sólidas para trabalhos futuros que explorem ainda mais este fenômeno, principalmente com a consolidação dos efeitos decorrentes da Pandemia da COVID-19 que ainda estão por vir.

Biografia do Autor

Guilherme Fonseca de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação / PPEdu / UEL, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação Filosófica

Darcísio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina

Doutor, professor Associado do Dpto de Educação da UEL e do Programa de Pós-Graduação em Educação / PPEdu / UEL, núcleo Filosofia e Educação. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Filosófica.

Caique Vitor Costa e Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação / PPEdu / UEL, Colaborador do Projeto de Pesquisa “A Educação Filosófica e a Política: A Comunidade Democrática como Espaço Público na Escola”. Londrina, Paraná, Brasil

Fernando de Brito Alves, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Direito pela Instituição Toledo de Ensino - ITE / Bauru-SP. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Graduado em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração e graduado em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro, é especialista em "História e historiografia: sociedade e cultura" pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciência Jurídica (agosto de 2014- março de 2023). Realizou estágio de pós-doutorado no Ius Gentium Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2013-2014), Visiting researcher na Universidad de Murcia (2019). Atualmente é Procurador Geral da UENP, Editor da Argumenta Journal Law, e Assessor Técnico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná.

Publicado

28-02-2025

Como Citar

de Oliveira, G. F., Muraro, D. N., Costa e Silva, C. V., & de Brito Alves, F. (2025). MAPEAMENTO SISTEMÁTICO: K-SHAPED RECOVERY BRAZIL. Argumenta Journal Law, 44(44). Recuperado de https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/1923