A FACULTATIVIDADE DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E SEUS POSSÍVEIS REFLEXOS NA ATUAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS: A PROTEÇÃO INSUFICIENTE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS TRABALHADORES

Autores

  • Ilton Garcia da Costa
  • Gustavo Henrique Paschoal

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i33.1636

Resumo

O presente trabalho busca analisar os impactos da contribuição sindical facultativa na atuação das entidades sindicais brasileiras na defesa dos direitos fundamentais dos trabalhadores e a possível proteção insuficiente de direitos trazida pela atuação do legislador. O artigo tem início tratando da atuação das entidades sindicais no Brasil, passando por todas as constituições até chegar à de 1988, trazendo a lume as principais atribuições dos sindicatos no Brasil. Em seguida, o artigo passa a tratar da sustentação financeira dos sindicatos brasileiros, debatendo as principais fontes de custeio e a importância de cada uma delas para a atuação dos sindicatos. Por fim, passa-se a discutir a transformação da contribuição sindical obrigatória em facultativa e sua possível inconstitucionalidade não reconhecida pelo STF, bem como a aplicação da teoria da proibição da proteção insuficiente de direitos promovida pelo legislador com a reforma trabalhista.

Biografia do Autor

Ilton Garcia da Costa

Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC-SP. Pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra. Professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Direito da UENP – Jacarezinho/PR. Coordenador do grupo de pesquisas GP CERTOS. Contato: iltoncosta@uenp.edu.br; gpcertos@gmail.com.

Gustavo Henrique Paschoal

Procurador do Município de Ourinhos/SP. Doutorando em Direito pela UENP – Jacarezinho/PR. Mestre em Direito pela ITE – Bauru/SP. Professor dos cursos de graduação em Direito da UENP – Jacarezinho/PR e da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos/SP. Professor convidado dos cursos de pós-graduação lato sensu do ProJuris Cursos Jurídicos - Ourinhos/SP, UniToledo - Araçatuba/SP e Unopar - Bandeirantes/PR. Integrante do grupo de pesquisas GP CERTOS. Contato: ghpaschoal1981@gmail.com.

Downloads

Publicado

26-01-2021

Como Citar

da Costa, I. G., & Paschoal, G. H. (2021). A FACULTATIVIDADE DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL E SEUS POSSÍVEIS REFLEXOS NA ATUAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS: A PROTEÇÃO INSUFICIENTE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS TRABALHADORES. Argumenta Journal Law, (33), 469–504. https://doi.org/10.35356/argumenta.v0i33.1636

Edição

Seção

Artigos