PERSPECTIVAS DE JUSTIÇA EM SALA DE AULA: REFLEXÕES A PARTIR DO USO DO LIVRO “JUSTIÇA: O QUE É FAZER A COISA CERTA” DE MICHAEL SANDEL

Autores

  • Lorena Madruga Monteiro Programa de Pós Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes - Maceió AL

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v1i26.1095

Resumo

Este artigo analisa duas abordagens de justiça descritas no livro de Michael Sandel Justiça: O que é fazer a coisa certa. Livro que uso nas minhas aulas de Ciência Política e que gerou impacto positivo entre os alunos do curso de Direito. Diante do exposto, pretendemos analisar alguns dos eixos de análise propostos por Sandel que tiveram maior impacto nos alunos. No entanto, não se trata apenas de rever o livro em questão, mas sim de tomá-lo como ponto de partida para uma discussão aprofundada das abordagens da justiça decorrentes da teoria política. Neste artigo, destacamos a metodologia utilizada por Michael Sandel para refletir e aprofundar as abordagens que ele aborda no livro e analisar os limites e desdobramentos políticos da abordagem utilitarista de justiça, bem como os dilemas de duas perspectivas liberais da Justiça: O liberalismo igualitário e o modelo libertário. Acredita-se que esta exposição da proposta de Michael Sandel ajude a tornar o ensino da teoria política mais acessível ao público em geral.

Biografia do Autor

Lorena Madruga Monteiro, Programa de Pós Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes - Maceió AL

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora associada aos grupos de pesquisa "Ciências Sociais na América Latina" (CISOAL/UFRGS) e "Instituições Políticas e pensamento político brasileiro" (UFPEL). Tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia política, elites, ciências sociais, educação brasileira, intelectuais católicos, burocracia e políticas públicas. Atualmente é professora Titular I do Núcleo interdisciplinar de Pós-Graduação (NIPG) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-Alagoas), e pesquisadora associada do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP)

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Publicado

08-08-2017

Como Citar

Monteiro, L. M. (2017). PERSPECTIVAS DE JUSTIÇA EM SALA DE AULA: REFLEXÕES A PARTIR DO USO DO LIVRO “JUSTIÇA: O QUE É FAZER A COISA CERTA” DE MICHAEL SANDEL. Argumenta Journal Law, 1(26), 407–424. https://doi.org/10.35356/argumenta.v1i26.1095