BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SUBSTANCIALISMO

Autori

  • Cláudia Mansani Queda de TOLEDO ITE-Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v16i16.227

Abstract

O estudo apresenta uma breve reflexão sobre as vicissitudes do ensino jurídico no Brasil e as suas perspectivas no Estado Democrático de Direito. Denota a dissociação do ensino jurídico e da realidade social e suas conseqüências na formação de seus egressos, especialmente no que tange à atuação dos componentes do Judiciário e a ausência de substancialismo nas decisões judiciais. De forma pontual, diante da necessidade de construção de novos paradigmas para o ensino jurídico, apresenta uma crítica à ausências de códigos próprios ao ensino do direito  e a reflexão sobre a possibilidade de , em postura luhmaniana, promover um acoplamento estrutural entre ensino e realidade social para um fim substancialista na concretização dos direitos fundamentais.

Biografia autore

Cláudia Mansani Queda de TOLEDO, ITE-Bauru.

Doutoranda em Direito Constitucional na ITE-Bauru e Mestre em direito das relações sociais pela PUC-SP.
Especialista em Educação à Distância SENAC-Curitiba-PR.Advogada.quedatoledo@uol.com.br. Artigo submetido
em 11/06/2012. Aprovado em 31/07/2012.

Come citare

TOLEDO, C. M. Q. de. (2013). BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SUBSTANCIALISMO. Argumenta Journal Law, 16(16), 327–335. https://doi.org/10.35356/argumenta.v16i16.227

Fascicolo

Sezione

Artigos