A VALORIZAÇÃO DA PESSOA HUMANA E A IN-CLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Paulo Henrique de Souza FREITAS Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
  • Alex Pablo Muro LOPES Universidade Paulista – UNIP.

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v15i15.204

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo levantar algumas considerações a respeito do tratamento discriminatório que pessoas com deficiência sofreram ao longo dos anos, com intuito de aproximar a questão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. À luz dos princípios constitucionais, fez-se um breve estudo sobre o direito fundamental ao trabalho de pessoas com deficiência, e o princípio constitucional do valor social do trabalho ressaltando que o trabalho é o principal meio de inclusão das pessoas com deficiência junto a sociedade, que ainda possui muitos preconceitos com estas pessoas, mas que acabam se surpreendendo com a determinação e esforço peculiar dessas pessoas quando lhes são promovidas opor-tunidades para o trabalho.

Biografia do Autor

Paulo Henrique de Souza FREITAS, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

* Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru – ITE Instituição Toledo de Ensino; Mestre em Direito pelo Centro de pó-Graduação da Instituição Toledo de Ensino; Doutor em Direito pela PUC/SP; Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Advogado militante.

Alex Pablo Muro LOPES, Universidade Paulista – UNIP.

Formado em Direito pela Universidade Paulista – UNIP. Advogado Militante. Artigo submetido em 20/10/2011.
Aprovado em 28/12/2011.

Downloads

Como Citar

FREITAS, P. H. de S., & LOPES, A. P. M. (2013). A VALORIZAÇÃO DA PESSOA HUMANA E A IN-CLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO. Argumenta Journal Law, 15(15), 177–204. https://doi.org/10.35356/argumenta.v15i15.204

Edição

Seção

Artigos