HISTÓRIA DA CIDADANIA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM POLÍTICO-JURÍDICA

Autori

  • Fernando de Brito ALVES Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro

DOI:

https://doi.org/10.35356/argumenta.v3i3.26

Abstract

Este artigo objetiva tratar de forma breve da historia da cidadania no Brasil desde a filosofia política e a teoria da geração dos direitos de Norberto Bobbio, pontuando a principal diferença da cidadania brasileira para o modelo europeu de cidadania, bem como diagnosticando as principais conseqüências destas diferenças. Para tanto passeia de forma livre pela história buscando os indícios primitivos da cidadania, que efetivamente irá se construir – como a conhecemos atualmente – a partir do século XVIII com a Revolução Francesa.

Biografia autore

Fernando de Brito ALVES, Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração – Bauru, aluno do curso de graduação em Direito, da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro, campus da UNESPAR, e aluno do Programa de Pós-Graduação “lato-sensu” em História e historiografia: sociedade e cultura, da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho, campus da UNESPAR.

Come citare

ALVES, F. de B. (2013). HISTÓRIA DA CIDADANIA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM POLÍTICO-JURÍDICA. Argumenta Journal Law, 3(3), 269–285. https://doi.org/10.35356/argumenta.v3i3.26

Fascicolo

Sezione

Artigos