(Re)construção de vínculos com a literatura no 6º ano

Autores

  • Karen Calonaci Secretaria Municipal de Educação de Curitiba
  • Elisa Maria Dalla-Bona Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Formação do leitor. Leitura literária. Sequência didática. Transição escolar. Contexto pandêmico.

Resumo

Ocorrem marcantes mudanças na organização da rotina escolar do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental. As aulas passam a ser ministradas por um professor diferente para cada disciplina, mudam os tempos, as rotinas, as relações professor-aluno, e os conteúdos curriculares aumentam em volume e complexidade. Esta época se associa ao início da puberdade dos estudantes e, consequentemente, a mudanças físicas, psicológicas e comportamentais. À medida em que as crianças crescem e avançam na sua escolarização, os vínculos com a literatura podem ir esmorecendo por diversos motivos, fato que se agravou com o fechamento das escolas pela pandemia de Covid-19 nos anos de 2020 e 2021. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa desenvolvida numa turma de 6º ano, no 1º semestre de 2022, após a retomada das atividades presenciais numa escola municipal de Curitiba, com o objetivo de minimizar os impactos da pandemia na formação literária dos estudantes. Uma professora-pesquisadora implementou uma sequência didática de literatura pautada nas contribuições dos estudos do letramento literário e da recepção. Concluiu-se que houve a recomposição daquela comunidade de leitores e a intervenção contribuiu para a formação ou a retomada de laços com a literatura.

Biografia do Autor

Karen Calonaci, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

Graduação em Licenciatura em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2008).

Graduação em Pedagogia pela Uninter (2018).

Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela Facinter (2012).

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2022).

Professora da Rede Municipal de Educação de Curitiba, leciona Língua Portuguesa nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Possui micro-empresa voltada para a correção e avaliação de redações escolares (Ensino Médio), prestando também serviços para instituições de ensino superior e de processos seletivos.

Pesquisadora na área do letramento literário, interpretação e produção de textos, educomunicação, ensino de Língua Portuguesa.

Vinculada ao Grupo de Pesquisa Labelit - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, na UFPR.

Elisa Maria Dalla-Bona, Universidade Federal do Paraná

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Pós-doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluído em 2019.

Realizou, em 2010, estágio no Institut National de Rechèrche Pedagogique – INRP, em Lyon (França).

Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação da UFPR.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFPR. (Mestrado e Doutorado Acadêmico)

Vinculada ao Grupo de Pesquisa Labelit - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, na UFPR e ao Grupo Ensino e Linguagem, da UFRN.

Pesquisadora na área do letramento literário; leitura e escrita literária nos anos iniciais e finais da educação básica.

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Publicado

2023-07-21