(Re)construção de vínculos com a literatura no 6º ano
Parole chiave:
Formação do leitor. Leitura literária. Sequência didática. Transição escolar. Contexto pandêmico.Abstract
Ocorrem marcantes mudanças na organização da rotina escolar do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental. As aulas passam a ser ministradas por um professor diferente para cada disciplina, mudam os tempos, as rotinas, as relações professor-aluno, e os conteúdos curriculares aumentam em volume e complexidade. Esta época se associa ao início da puberdade dos estudantes e, consequentemente, a mudanças físicas, psicológicas e comportamentais. À medida em que as crianças crescem e avançam na sua escolarização, os vínculos com a literatura podem ir esmorecendo por diversos motivos, fato que se agravou com o fechamento das escolas pela pandemia de Covid-19 nos anos de 2020 e 2021. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa desenvolvida numa turma de 6º ano, no 1º semestre de 2022, após a retomada das atividades presenciais numa escola municipal de Curitiba, com o objetivo de minimizar os impactos da pandemia na formação literária dos estudantes. Uma professora-pesquisadora implementou uma sequência didática de literatura pautada nas contribuições dos estudos do letramento literário e da recepção. Concluiu-se que houve a recomposição daquela comunidade de leitores e a intervenção contribuiu para a formação ou a retomada de laços com a literatura.Downloads
Pubblicato
2023-07-21
Fascicolo
Sezione
Artigos