O ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO FILME PARASITA

CONSIDERAÇÕES ENTRE O PLANO DO CONTEÚDO E O PLANO DA EXPRESSÃO

Autores

  • Eliane Aparecida Miqueletti Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD
  • Neidiane Cantarin dos Santos UFGD
  • Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de análise para o filme Parasita. O recorte compreende as imagens de cenas que compõem a construção dos espaços em que vivem os dois principais núcleos familiares desse texto fílmico: os Kim (pobres) e os Park (ricos). Tendo como base teórica principal a semiótica discursiva, recorre-se sobretudo às escolhas realizadas na semântica do nível discursivo e na relação entre o nível fundamental do plano do conteúdo e o plano da expressão. Além disso, conta-se com contribuições de conceitos da linguagem cinematográfica que ajudam na compreensão das estratégias utilizadas para a composição do todo de sentido. As análises revelam que os ambientes espelham as formas de vida das famílias envolvidas na narrativa, consequentemente, marcam a desigualdade social colocada em discussão pelo longa-metragem. Espera-se destacar a importância do trabalho com a leitura de filmes atenta às escolhas que direcionam o percurso de leitura, revelam posicionamentos ideológicos sobre os temas abordados.

Biografia do Autor

Neidiane Cantarin dos Santos, UFGD

Greaduada em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.

Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui Graduação e Especialização em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná ? UENP/PR, campus de Jacarezinho (1995 e 1997). Especialização em Mídias Integradas na Educação, Universidade Federal do Paraná ? UFPR/PR (2011). Mestrado em Comunicação, com área de concentração em Ficção na Mídia (2008), Universidade de Marília/SP. Doutorado (2017) e Pós-Doutorado (2019) em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina ? UEL/PR. Pertence aos Grupos de Pesquisa: Leituras literárias: teoria crítica, análise e ensino - UENP/Jacarezinho; e Semiótica da narrativa verbal e visual - UEL/Londrina. Tem experiência nas áreas de Linguística e Letras, principalmente, nos seguintes temas: semiótica discursiva; formação docente e o ensino de língua portuguesa; literatura e cinema: transmutações; linguística aplicada; multiletramentos.

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Publicado

2024-03-26