O ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO FILME PARASITA

CONSIDERAÇÕES ENTRE O PLANO DO CONTEÚDO E O PLANO DA EXPRESSÃO

Autores/as

  • Eliane Aparecida Miqueletti Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD
  • Neidiane Cantarin dos Santos UFGD
  • Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumen

Este trabalho apresenta uma proposta de análise para o filme Parasita. O recorte compreende as imagens de cenas que compõem a construção dos espaços em que vivem os dois principais núcleos familiares desse texto fílmico: os Kim (pobres) e os Park (ricos). Tendo como base teórica principal a semiótica discursiva, recorre-se sobretudo às escolhas realizadas na semântica do nível discursivo e na relação entre o nível fundamental do plano do conteúdo e o plano da expressão. Além disso, conta-se com contribuições de conceitos da linguagem cinematográfica que ajudam na compreensão das estratégias utilizadas para a composição do todo de sentido. As análises revelam que os ambientes espelham as formas de vida das famílias envolvidas na narrativa, consequentemente, marcam a desigualdade social colocada em discussão pelo longa-metragem. Espera-se destacar a importância do trabalho com a leitura de filmes atenta às escolhas que direcionam o percurso de leitura, revelam posicionamentos ideológicos sobre os temas abordados.

Biografía del autor/a

Neidiane Cantarin dos Santos, UFGD

Greaduada em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.

Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui Graduação e Especialização em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná ? UENP/PR, campus de Jacarezinho (1995 e 1997). Especialização em Mídias Integradas na Educação, Universidade Federal do Paraná ? UFPR/PR (2011). Mestrado em Comunicação, com área de concentração em Ficção na Mídia (2008), Universidade de Marília/SP. Doutorado (2017) e Pós-Doutorado (2019) em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina ? UEL/PR. Pertence aos Grupos de Pesquisa: Leituras literárias: teoria crítica, análise e ensino - UENP/Jacarezinho; e Semiótica da narrativa verbal e visual - UEL/Londrina. Tem experiência nas áreas de Linguística e Letras, principalmente, nos seguintes temas: semiótica discursiva; formação docente e o ensino de língua portuguesa; literatura e cinema: transmutações; linguística aplicada; multiletramentos.

Publicado

2024-03-26