Homem, pátria, estado, virtude e guerra: o abismo das compreensões em um diálogo de ‘A Ilíada’ e de ‘Nada de novo no front’

Autores

  • Fernando Bruno Antonelli Molina Benites UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Palavras-chave:

A Ilíada. Nada de novo no front. Guerra.

Resumo

O presente trabalho procede à leitura de dois diálogos: o transcorrido entre Heitor e sua esposa Andrômaca no Canto VI de A Ilíada, e o travado entre os “irmãos de armas” Paul, Albert, Tjaden, Kat, Kröpp e Müller no Capítulo IX de Nada de novo no front. Tais excertos, recortes concisos das referidas obras, pretendem jogar luz nos termos que aqui interessam, a saber: homem, pátria, estado, virtude e guerra, buscando evidenciar sua compreensão nas diferentes épocas e contextos, para o que se fez necessário recorrer à história (McKAY et al, 2015; HANSON, 2015), filosofia (JAEGER, 1991) e sociologia (SCRUTON, 2015). O resultado da pesquisa bibliográfica empreendida, abrangendo esses e outros autores, intenta figurar como uma proposta de leitura comparada de trechos essenciais dos clássicos em questão (CALVINO, 1991) e de vocábulos que resistem a longos intervalos de tempo, como o existente entre as obras analisadas.

Biografia do Autor

Fernando Bruno Antonelli Molina Benites, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Leciono atualmente nos ensinos superior, médio, fundamental I e II e em cursos livres de idiomas, com experiência também em tutoria EAD e educação infantil. Proponho e valorizo a intersecção entre diferentes áreas do saber para a obtenção de uma base sólida de fundamentação teórica e reflexão crítica - em suma, uma formação voltada para o clássico. Das áreas de Letras, Filosofia e Teologia, desenvolvo pesquisas acerca da intertextualidade das grandes narrativas da literatura universal com a Bíblia Sagrada, da leitura comparada, do uso da Literatura como instrumento para o ensino de língua estrangeira e da produção de texto em nível médio, sempre interessado nas bases filosóficas que efetiva ou pretensamente sustentam as práticas em sala de aula. Possuo certificado internacional de proficiência em inglês - FCE (Cambridge English First), nível C1 - Avançado. 

Downloads

Publicado

2019-12-18

Edição

Seção

Artigos