Cidades discursivas: imagens de vaidade, imagens de pobreza

Autores

  • Thayane Verçosa Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista da CAPES.

Palavras-chave:

Cidades discursivas, imagens, imagologia, João do Rio, Lima Barreto

Resumo

A partir de uma breve leitura de “Versões da cidade”, capítulo de A cidade vista: mercadorias e cultura urbana (2014), de Beatriz Sarlo, consideramos que as representações de cidades sejam concebidas como diferentes imagens das mesmas. Endossando a proposta imagológica de Pageaux, na qual toda imagem é produto de uma subjetividade em contraste com uma alteridade (heterogeneidade constitutiva), partimos do pressuposto de que toda e qualquer tentativa de dizer a cidade é o resultado de uma experiência de observação, não cabendo, portanto, julgar se elas são ou não “verdadeiras”. Assim, propomos uma leitura imagológica de “Um e Outro”, de Lima Barreto, “Modern girls” e “As mariposas do luxo”, de João do Rio, a fim de analisar quais imagens de cidade se desenham na materialidade discursiva dos textos, uma vez que entre os três textos há uma possibilidade de diálogo produtivo.

Biografia do Autor

Thayane Verçosa, Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista da CAPES.

Thayane Verçosa é graduada em Letras, especialista em Literatura Brasileira e Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista da CAPES. Faz parte do grupo de pesquisa “Retorno à Poética: imagologia, referenciação, genericidade”, coordenado pelo professor Nabil Araújo.

Publicado

2019-12-18

Edição

Seção

Artigos