Cidades discursivas: imagens de vaidade, imagens de pobreza

Autores/as

  • Thayane Verçosa Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista da CAPES.

Palabras clave:

Cidades discursivas, imagens, imagologia, João do Rio, Lima Barreto

Resumen

A partir de uma breve leitura de “Versões da cidade”, capítulo de A cidade vista: mercadorias e cultura urbana (2014), de Beatriz Sarlo, consideramos que as representações de cidades sejam concebidas como diferentes imagens das mesmas. Endossando a proposta imagológica de Pageaux, na qual toda imagem é produto de uma subjetividade em contraste com uma alteridade (heterogeneidade constitutiva), partimos do pressuposto de que toda e qualquer tentativa de dizer a cidade é o resultado de uma experiência de observação, não cabendo, portanto, julgar se elas são ou não “verdadeiras”. Assim, propomos uma leitura imagológica de “Um e Outro”, de Lima Barreto, “Modern girls” e “As mariposas do luxo”, de João do Rio, a fim de analisar quais imagens de cidade se desenham na materialidade discursiva dos textos, uma vez que entre os três textos há uma possibilidade de diálogo produtivo.

Biografía del autor/a

Thayane Verçosa, Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista da CAPES.

Thayane Verçosa é graduada em Letras, especialista em Literatura Brasileira e Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista da CAPES. Faz parte do grupo de pesquisa “Retorno à Poética: imagologia, referenciação, genericidade”, coordenado pelo professor Nabil Araújo.

Publicado

2019-12-18

Número

Sección

Artigos