A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa

Autores

  • Victoria Wilson da Costa Coelho Universidade do estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores
  • Viviane Correa Monteiro Serra Instituição - Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Ensino de leiura, produção escrita, gêneros do discurso

Resumo

Este artigo é resultado de projeto interventivo desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERJ), cuja proposta baseou-se em diferentes experiências sociocomunicativas com alunos do 6º ano do ensino fundamental, visando ao ensino como prática discursiva e cidadã.  O trabalho focou-se na charge como gênero motivador, à luz da Pedagogia de Paulo Freire e da Teoria Enunciativa de Mikhail Bakhtin, com ênfase nos aspectos polifônicos da linguagem. A metodologia baseia-se na abordagem qualitativa e na pesquisa-ação, na interação entre professor e alunos envolvidos no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas. Os resultados mostraram que o ensino da língua como prática discursiva, considerando as leituras do mundo dos alunos associado à pesquisa-ação contribuiu para a sua integração e desenvolvimento em suas práticas de letramento.


 

Biografia do Autor

Victoria Wilson da Costa Coelho, Universidade do estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores

Victoria Wilson

Graduada em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal Fluminense (1986) e doutorado em Letras (Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Concluiu pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (2009). É professora associada de Linguística do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde atua na graduação e na pós graduação stricto sensu -  PROFLETRAS e Mestrado em Letras e Linguísticas - PPLIN). Foi Vice-coordenadora do Mestrado Profissional PROFLETRAS da FFP-UERJ. Coordenadora do grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Participa de pesquisas relacionadas a temas no contexto da  Linguística Aplicada: ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa com ênfase nos estudos do letramento acadêmico e letramentos escolares. Também pesquisa no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

 

Professora associada do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; atua na graduação e na pós graduação stricto sensu -  PROFLETRAS e Mestrado em Letras e Linguísticas - PPLIN. Foi Vice-coordenadora do Mestrado Profissional PROFLETRAS da UERJ. Coordenadora do grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Pesquisa no âmbito da  Linguística Aplicada: ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa com ênfase nos estudos do letramento acadêmico e letramentos escolares;  e no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

Professora associada do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ; atua na graduação e na pós graduação strcito sensu:-  PROFLETRAS e Mestrado em Letras e Linguísticas - PPLIN. Foi Vice-coordenadora do Mestrado Profissional PROFLETRAS da UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Pesquisa no âmbito da  Linguística Aplicada: ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa com ênfase nos estudos do letramento acadêmico e letramentos escolares;  e no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

 

 

Professora associada do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ; atua na graduação e na pós graduação strcito sensu:- Mestradro Profissional - PROFLETRAS e Mestrado em Letras e Linguísticas - PPLIN. Foi Vice-coordenadora do PROFLETRAS da UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Pesquisa no âmbito da Linguística Aplicada com ênfase nos estudos do letramento acadêmico e letramentos escolares;  e no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

Professora associada da Faculdade de Formação de Professores (UERJ); atua na graduação e na pós graduação: Mestrado Profissional (PROFLETRAS) e Mestrado em Letras e Linguística – (PPLIN). Foi vice-coordenadora do PROFLETRAS da UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Pesquisa no âmbito da Linguística Aplicada com ênfase nos estudos dos letramentos acadêmico e escolares;  no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

Viviane Correa Monteiro Serra, Instituição - Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro.

        Mestre em Letras. Especialização em Literatura Infanto-Juvenil. Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEAD) e Educação de Jovens e Adultos. Graduação em Letras (Português/Literatura) e em Pedagogia. Atuou como tutora presencial do curso de Pedagogia da Universidade Castelo Branco. Atuou como professora da educação básica no município de Iguaba Grande  e São Gonçalo na disciplina de língua portuguesa. Atuou como professora no Projovem,  na disciplina de língua portuguesa , dos municípios de Tanguá e Itaboraí. Atuou como Professora de Língua Portuguesa da Marinha do Brasil (MB) e como integrante da Equipe Multidisciplinar do Departamento de Ensino a Distância e Tecnologia Educacional da Diretoria de Ensino da MB, onde desempenhou a função de Conteudista e Tutora de Língua Portuguesa e Redação nos Projetos de Educação Continuada. Desempenhou a função de Assessora Pedagógica Adjunta dos cursos a distância da MB e atuou como integrante da banca de concurso para ingresso na MB. Atua como professora da educação básica na prefeitura Municipal do Rio de Janeiro na disciplina de língua portuguesa.

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Publicado

2021-08-20

Edição

Seção

Artigos