A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa

Autori

  • Victoria Wilson da Costa Coelho Universidade do estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores
  • Viviane Correa Monteiro Serra Instituição - Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro.

Parole chiave:

Ensino de leiura, produção escrita, gêneros do discurso

Abstract

Este artigo é resultado de projeto interventivo desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERJ), cuja proposta baseou-se em diferentes experiências sociocomunicativas com alunos do 6º ano do ensino fundamental, visando ao ensino como prática discursiva e cidadã.  O trabalho focou-se na charge como gênero motivador, à luz da Pedagogia de Paulo Freire e da Teoria Enunciativa de Mikhail Bakhtin, com ênfase nos aspectos polifônicos da linguagem. A metodologia baseia-se na abordagem qualitativa e na pesquisa-ação, na interação entre professor e alunos envolvidos no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas. Os resultados mostraram que o ensino da língua como prática discursiva, considerando as leituras do mundo dos alunos associado à pesquisa-ação contribuiu para a sua integração e desenvolvimento em suas práticas de letramento.


 

Biografie autore

Victoria Wilson da Costa Coelho, Universidade do estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores

Victoria Wilson

Graduada em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal Fluminense (1986) e doutorado em Letras (Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Concluiu pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (2009). É professora associada de Linguística do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde atua na graduação e na pós graduação stricto sensu -  PROFLETRAS e Mestrado em Letras e Linguísticas - PPLIN). Foi Vice-coordenadora do Mestrado Profissional PROFLETRAS da FFP-UERJ. Coordenadora do grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Participa de pesquisas relacionadas a temas no contexto da  Linguística Aplicada: ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa com ênfase nos estudos do letramento acadêmico e letramentos escolares. Também pesquisa no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

 

Professora associada do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; atua na graduação e na pós graduação stricto sensu -  PROFLETRAS e Mestrado em Letras e Linguísticas - PPLIN. Foi Vice-coordenadora do Mestrado Profissional PROFLETRAS da UERJ. Coordenadora do grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Pesquisa no âmbito da  Linguística Aplicada: ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa com ênfase nos estudos do letramento acadêmico e letramentos escolares;  e no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

Professora associada do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ; atua na graduação e na pós graduação strcito sensu:-  PROFLETRAS e Mestrado em Letras e Linguísticas - PPLIN. Foi Vice-coordenadora do Mestrado Profissional PROFLETRAS da UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Pesquisa no âmbito da  Linguística Aplicada: ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa com ênfase nos estudos do letramento acadêmico e letramentos escolares;  e no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

 

 

Professora associada do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ; atua na graduação e na pós graduação strcito sensu:- Mestradro Profissional - PROFLETRAS e Mestrado em Letras e Linguísticas - PPLIN. Foi Vice-coordenadora do PROFLETRAS da UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Pesquisa no âmbito da Linguística Aplicada com ênfase nos estudos do letramento acadêmico e letramentos escolares;  e no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

Professora associada da Faculdade de Formação de Professores (UERJ); atua na graduação e na pós graduação: Mestrado Profissional (PROFLETRAS) e Mestrado em Letras e Linguística – (PPLIN). Foi vice-coordenadora do PROFLETRAS da UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ).  Pesquisa no âmbito da Linguística Aplicada com ênfase nos estudos dos letramentos acadêmico e escolares;  no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

Viviane Correa Monteiro Serra, Instituição - Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro.

        Mestre em Letras. Especialização em Literatura Infanto-Juvenil. Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEAD) e Educação de Jovens e Adultos. Graduação em Letras (Português/Literatura) e em Pedagogia. Atuou como tutora presencial do curso de Pedagogia da Universidade Castelo Branco. Atuou como professora da educação básica no município de Iguaba Grande  e São Gonçalo na disciplina de língua portuguesa. Atuou como professora no Projovem,  na disciplina de língua portuguesa , dos municípios de Tanguá e Itaboraí. Atuou como Professora de Língua Portuguesa da Marinha do Brasil (MB) e como integrante da Equipe Multidisciplinar do Departamento de Ensino a Distância e Tecnologia Educacional da Diretoria de Ensino da MB, onde desempenhou a função de Conteudista e Tutora de Língua Portuguesa e Redação nos Projetos de Educação Continuada. Desempenhou a função de Assessora Pedagógica Adjunta dos cursos a distância da MB e atuou como integrante da banca de concurso para ingresso na MB. Atua como professora da educação básica na prefeitura Municipal do Rio de Janeiro na disciplina de língua portuguesa.

Pubblicato

2021-08-20

Fascicolo

Sezione

Artigos