Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões

Autores

  • Sabrina Bonqueves Fadanelli Universidade de Caxias do Sul
  • Samira Dall'Agnol Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Círculos de leitura. Literatura. Ambientes não-formais de educação.

Resumo

O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), instituído em 2006, estabelece que sejam formados planos mediadores para o incentivo à leitura, dentro e fora do ambiente escolar formal. Ainda assim, poucos são os estudos sobre a prática dos círculos de leitura com jovens e adultos que não fazem parte do sistema escolar de educação básica. Pretende-se, nesta reflexão, apresentar os escassos estudos existentes nesse contexto entre 2006 e 2019, além de argumentar em defesa de projetos e investimentos na prática de círculos de leitura, que pode contribuir muito para o desenvolvimento de leitores literários no Brasil.

Biografia do Autor

Sabrina Bonqueves Fadanelli, Universidade de Caxias do Sul

Professora Doutora no PPG Letras da Universidade de Caxias do Sul. Doutora em Teorias Linguísticas do Léxico pela UFRGS e Mestre em Linguística Aplicada pela University of Birmingham, Reino Unido.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos