Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões

Autores/as

  • Sabrina Bonqueves Fadanelli Universidade de Caxias do Sul
  • Samira Dall'Agnol Universidade de Caxias do Sul

Palabras clave:

Círculos de leitura. Literatura. Ambientes não-formais de educação.

Resumen

O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), instituído em 2006, estabelece que sejam formados planos mediadores para o incentivo à leitura, dentro e fora do ambiente escolar formal. Ainda assim, poucos são os estudos sobre a prática dos círculos de leitura com jovens e adultos que não fazem parte do sistema escolar de educação básica. Pretende-se, nesta reflexão, apresentar os escassos estudos existentes nesse contexto entre 2006 e 2019, além de argumentar em defesa de projetos e investimentos na prática de círculos de leitura, que pode contribuir muito para o desenvolvimento de leitores literários no Brasil.

Biografía del autor/a

Sabrina Bonqueves Fadanelli, Universidade de Caxias do Sul

Professora Doutora no PPG Letras da Universidade de Caxias do Sul. Doutora em Teorias Linguísticas do Léxico pela UFRGS e Mestre em Linguística Aplicada pela University of Birmingham, Reino Unido.

Publicado

2020-07-21