A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível

Autores

  • Chirley Domingues
  • Thamirys Frigo Furtado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliane Santana Dias Debus Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Leitura literária, Literatura na Educação Básica, Formação do leitor literário

Resumo

As reflexões aqui expostas resultam de duas pesquisas, uma ainda em andamento e outra concluída, realizadas em instituições cujos níveis de ensino representam os dois extremos da Educação Básica, ou seja, a Educação Infantil e o Ensino Médio. Nossa discussão nasce de indagações que gravitam em torno de uma questão central: há espaço e tempo nas instituições para a efetiva leitura literária e, por extensão, para a formação do leitor literário? Sabemos que a leitura literária exige certas particularidades que parecem estar um pouco distantes da realidade de grande parte das instituições educacionais brasileiras. Acreditamos, porém, que uma configuração espacial adequada, o acesso a um acervo diversificado e as ações de um mediador entre o livro e as crianças ou jovens podem ser significativas para tornar a leitura literária uma atividade significativa no contexto educacional. Até o momento, nossas pesquisas têm nos mostrado que aproximar o leitor da literatura com uma mediação significativa, considerando todo o potencial de sensibilidade que essa expressão artística nos permite, pode resultar numa efetiva experiência estética e, por extensão, na formação do leitor literário. 

 

Biografia do Autor

Chirley Domingues

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literária (LITERALISE/UFSC). Professora da UNISUL, na modalidade presencial e a distância. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Línguas da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. 

Thamirys Frigo Furtado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literária (LITERALISE/UFSC). Professora auxiliar de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC).

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literária (LITERALISE/UFSC). Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de pós-graduação em educação. 

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos