A formação do leitor literário, da educação infantil ao ensino médio: pelas lentes de um olhar sensível

Autores/as

  • Chirley Domingues
  • Thamirys Frigo Furtado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliane Santana Dias Debus Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Leitura literária, Literatura na Educação Básica, Formação do leitor literário

Resumen

As reflexões aqui expostas resultam de duas pesquisas, uma ainda em andamento e outra concluída, realizadas em instituições cujos níveis de ensino representam os dois extremos da Educação Básica, ou seja, a Educação Infantil e o Ensino Médio. Nossa discussão nasce de indagações que gravitam em torno de uma questão central: há espaço e tempo nas instituições para a efetiva leitura literária e, por extensão, para a formação do leitor literário? Sabemos que a leitura literária exige certas particularidades que parecem estar um pouco distantes da realidade de grande parte das instituições educacionais brasileiras. Acreditamos, porém, que uma configuração espacial adequada, o acesso a um acervo diversificado e as ações de um mediador entre o livro e as crianças ou jovens podem ser significativas para tornar a leitura literária uma atividade significativa no contexto educacional. Até o momento, nossas pesquisas têm nos mostrado que aproximar o leitor da literatura com uma mediação significativa, considerando todo o potencial de sensibilidade que essa expressão artística nos permite, pode resultar numa efetiva experiência estética e, por extensão, na formação do leitor literário. 

 

Biografía del autor/a

Chirley Domingues

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literária (LITERALISE/UFSC). Professora da UNISUL, na modalidade presencial e a distância. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Línguas da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. 

Thamirys Frigo Furtado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literária (LITERALISE/UFSC). Professora auxiliar de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC).

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literária (LITERALISE/UFSC). Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de pós-graduação em educação. 

Publicado

2020-07-21