Algumas reflexões sobre a "ensinabilidade" da literatura

Autores

  • Franco Baptista Sandanello Academia da Força Aérea (AFA)

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Antonio Candido, Hugo de Carvalho Ramos.

Resumo

O presente artigo busca desenvolver uma reflexão acerca do ensino (“ensinabilidade”) da literatura, propondo-se a pergunta: existiria um aspecto formador intrínseco à literatura? Para tanto, vale-se de dois textos seminais de Antonio Candido (“A literatura e a formação do homem” e “O direito à literatura”) como pontos de partida para uma discussão conceitual e contextual da questão (que se vale de pensamentos de Silviano Santiago, Teresa Cerdeira, Regina Zilberman, Tzvetan Todorov, Viktor Chklovski, Umberto Eco et al.). Por fim, mobiliza uma breve análise crítica de um conto regionalista de Hugo de Carvalho Ramos (“À beira do pouso”) a partir dos argumentos defendidos previamente, como forma de homenagem a Candido, que, ao final de “A literatura e a formação do homem”, tece uma análise de um conto (“Mandovi”) de outro autor regionalista, Simões Lopes Neto.

Biografia do Autor

Franco Baptista Sandanello, Academia da Força Aérea (AFA)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (2009), doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2014) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", com estágio pós-doutoral na Université Sorbonne Nouvelle - Paris III (2015-2016) e na Université Lumière Lyon II (2016). É atualmente professor adjunto da Academia da Força Aérea (2018) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira; literatura oitocentista; literatura impressionista; narratologia; Raul Pompéia, Domício da Gama.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos