Algumas reflexões sobre a "ensinabilidade" da literatura
Parole chiave:
Ensino de literatura, Antonio Candido, Hugo de Carvalho Ramos.Abstract
O presente artigo busca desenvolver uma reflexão acerca do ensino (“ensinabilidade”) da literatura, propondo-se a pergunta: existiria um aspecto formador intrínseco à literatura? Para tanto, vale-se de dois textos seminais de Antonio Candido (“A literatura e a formação do homem” e “O direito à literatura”) como pontos de partida para uma discussão conceitual e contextual da questão (que se vale de pensamentos de Silviano Santiago, Teresa Cerdeira, Regina Zilberman, Tzvetan Todorov, Viktor Chklovski, Umberto Eco et al.). Por fim, mobiliza uma breve análise crítica de um conto regionalista de Hugo de Carvalho Ramos (“À beira do pouso”) a partir dos argumentos defendidos previamente, como forma de homenagem a Candido, que, ao final de “A literatura e a formação do homem”, tece uma análise de um conto (“Mandovi”) de outro autor regionalista, Simões Lopes Neto.Downloads
Pubblicato
2020-07-21
Fascicolo
Sezione
Artigos