Meu vizinho é um cão e outras vizinhanças: estratégias de leitura e educação literária

Autores

  • Márcia Tavares UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Risoneide Ribeiro do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Alexsandra de Melo Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Leitor, Mediador, Estratégias de leitura

Resumo

 A literatura infantil ocupa um significativo espaço no desenvolvimento dos repertórios intelectuais, imaginários e estéticos da criança em processo de aquisição do código escrito. Na fase de escolarização, o contato com os livros deve proporcionar para o leitor vivências que estejam diretamente relacionadas com o seu cotidiano, e com os aspectos do seu desenvolvimento físico e cognitivo. É nesse sentido, que destacamos o recurso das estratégias de leitura, e enfatizamos o papel do mediador para o processo de aquisição de habilidades leitoras. A partir dessa constatação, nosso artigo apresenta uma investigação do uso das estratégias de leitura como recurso para a formação do leitor literário em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I. Utilizamos como veículo de leitura o livro de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso: O meu vizinho é um cão (2010). Durante o processo de conhecimento da obra, tomamos como eixo norteador os meios utilizados pelos leitores para compreender o texto apresentado. O arcabouço metodológico da pesquisa fundamenta-se em Girotto e Souza (2010) e Solé (1998), na perspectiva da formação de leitores através do suporte de estratégias de leitura, sobre letramento ativo em Souza e Cosson (2011), e ainda, sobre literatura infantil em Aguiar (2001).

Biografia do Autor

Márcia Tavares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

raduação Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Professora Adjunto III da Universidade Federal de Campina Grande. Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós graduação em Linguagem e Ensino da mesma universidade. Tem experiência na área de Literatura atuando principalmente nas seguintes áreas: Literatura Infantil e juvenil, ilustração do livro infantil, História em Quadrinhos, Literatura no ensino infantil e fundamental.

Risoneide Ribeiro do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Fundamenta I e Educação Especial. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clinica pela Faculdade Integral de Patos-FIP (2017). Atualmente Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino- PPGLE, pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG.

Alexsandra de Melo Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Graduação Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2012), Licenciatura em Letras/Libras pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. Tem experiência na educação infantil. Com interesse em Literatura infantil e juvenil, educação especial (Surdez) e contação de histórias para Surdos.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos