Fazer chover na sala de aula: análise de fórmulas cristalizadas no discurso da acadêmica professora sobre sua atividade em sala

Autores

  • Robson Deon UTFPR
  • Maria Ieda Almeida Muniz UTFPR

Palavras-chave:

Fórmulas. Discurso. Estilo da Ação.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as fórmulas discursivas (expressões que se cristalizam na linguagem) por meio do discurso da professora estagiária, comentando sobre as atividades desempenhadas na sala de aula em uma entrevista na fase da autoconfrontação simples. Também serão trabalhados conceitos como atividade prescrita, real da atividade, estilo da ação, relacionando-os com o posicionamento discursivo da estagiária, que é construído com o auxílio das fórmulas cristalizadas da língua. Os resultados destacam a percepção do modo de engajamento e de trabalho da estagiária, como também a sua percepção em relação à atividade escolar. Mostraremos, ainda, sobre a funcionalidade destas expressões plastificadas no interior do discurso.

Biografia do Autor

Robson Deon, UTFPR

Graduando do curso de Letras (português/Inglês)

Maria Ieda Almeida Muniz, UTFPR

Doutora pela PUC/SP no programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Cursou doutorado sanduíche em Paris no Conservatoire National des Arts et Métier no laboratório da Clinique de l'Activité. Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente é professora titular do curso de Letras na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.  

Downloads

Publicado

2015-09-27

Edição

Seção

Artigos