Entrevista com Gustavo Bernardo

Autores

  • Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias SEED - Secretaria de Estado da Educação

Palavras-chave:

Letramento literário, Literatura e ensino

Resumo

O grupo de alunos do PIBID-Português[1], turma 2015, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio, entrevistou o escritor Gustavo Bernardo, autor de A Filha do Escritor (2008). O referido romance orientou a intervenção no espaço escolar, voltada para o Letramento Literário, a partir dos pressupostos de Rildo Cosson[2] (2006), no desenvolvimento de atividades sistematizadas de leitura literária, tendo em vista a abordagem de obras pertencentes ao acervo distribuído às escolas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola/MEC.

A entrevista com Bernardo ocorreu no dia 3 de novembro de 2015, via Skype, no Laboratório de Informática do Colégio Estadual Zulmira Marchesi, Cornélio Procópio, Pr, contando com a participação dos pibidianos – graduandos e supervisora -, da coordenadora do subprojeto, Ana Paula Franco Nobile Brandileone e da colaboradora, Vanderléia da Silva Oliveira, bem como dos alunos da primeira série do ensino médio da referida escola, na qual as atividades foram desenvolvidas.

Biografia do Autor

Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias, SEED - Secretaria de Estado da Educação

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio-PR (1994), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino pela Universidade Norte do Paraná, mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é docente na Faculdade Dom Bosco, Cornélio Procópio-PR e professor titular na Secretaria de Estado da Educação de Estado do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura infanto/juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infanto-juvenil. Participa do grupo de pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT-UENP-Cornélio Procópio).

Downloads

Publicado

2016-04-02

Edição

Seção

Entrevista