Entrevista com Gustavo Bernardo

Autores/as

  • Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias SEED - Secretaria de Estado da Educação

Palabras clave:

Letramento literário, Literatura e ensino

Resumen

O grupo de alunos do PIBID-Português[1], turma 2015, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio, entrevistou o escritor Gustavo Bernardo, autor de A Filha do Escritor (2008). O referido romance orientou a intervenção no espaço escolar, voltada para o Letramento Literário, a partir dos pressupostos de Rildo Cosson[2] (2006), no desenvolvimento de atividades sistematizadas de leitura literária, tendo em vista a abordagem de obras pertencentes ao acervo distribuído às escolas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola/MEC.

A entrevista com Bernardo ocorreu no dia 3 de novembro de 2015, via Skype, no Laboratório de Informática do Colégio Estadual Zulmira Marchesi, Cornélio Procópio, Pr, contando com a participação dos pibidianos – graduandos e supervisora -, da coordenadora do subprojeto, Ana Paula Franco Nobile Brandileone e da colaboradora, Vanderléia da Silva Oliveira, bem como dos alunos da primeira série do ensino médio da referida escola, na qual as atividades foram desenvolvidas.

Biografía del autor/a

Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias, SEED - Secretaria de Estado da Educação

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio-PR (1994), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino pela Universidade Norte do Paraná, mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é docente na Faculdade Dom Bosco, Cornélio Procópio-PR e professor titular na Secretaria de Estado da Educação de Estado do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura infanto/juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infanto-juvenil. Participa do grupo de pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT-UENP-Cornélio Procópio).

Publicado

2016-04-02

Número

Sección

Entrevista