FANTÁSTICO EM ESTEBAN ERLÉS E CÍRCULOS DE LEITURA DE COSSON: PROPOSTA DE LETRAMENTO PARA O ANO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Favorecer a formação de leitores fruidores, críticos e atuantes na sociedade em que vivem é um desafio constante dos professores de Língua Portuguesa, porque são muitos os fatores que contribuem negativamente para que os alunos não alcancem a proficiência leitora. Especialmente em ano pós-pandêmico, ocorreu aumento da evasão escolar, expressão oral e escrita deficientes e perda de conteúdos devido à desigualdade nas condições de acesso remoto. Este trabalho visou à formação de leitores por meio da concepção metodológica Círculos de Leitura proposta por Cosson (2021), com narrativas de Casa de muñecas (2012), da escritora espanhola Esteban Erlés (2012). A partir da mediação da professora, houve estratégias leitoras de socialização de impressões, percepções, conexões com outros textos e com a vida. Os conceitos teóricos empreendidos foram: Narrativa Fantástica por Todorov (1992), Roas (2014, 2016), Círculos de Leitura por Cosson (2021), etc. Trata-se de uma pesquisa de caráter interventivo e pautada em alguns princípios da pesquisa-ação (TRIPP, 2005), de natureza qualitativa, descritiva e intervencionista realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), implementada no Colégio Estadual Polivalente, em Feira de Santana na Bahia, com adolescentes do 9ºano do Ensino Fundamental II. Ao término da implementação, verificou-se que os estudantes foram capazes de pensar os sentidos dos textos a partir de suas próprias experiências de vida, desenvolvendo atitudes de politização e sensibilização. Por fim, obteve-se o letramento almejado e houve, no espaço da sala de aula, ações de transformação coletiva e leituras significativas.Downloads
Published
2023-07-21
Issue
Section
Artigos