HISTÓRIAS DE ALEXANDRE

SEMIÓTICA DISCURSIVA E LETRAMENTO LITERÁRIO NUMA PROPOSTA DIDÁTICO PEDAGÓGICA

Authors

Abstract

O presente artigo faz referência a uma pesquisa de caráter interventivo que buscou desenvolver o letramento literário a partir da leitura das Histórias de Alexandre, de Graciliano Ramos, livro caracterizado pela configuração discursiva oriunda do conto popular e pela recorrência de elementos do sertão. Com o objetivo de valorizar essa cultura e desenvolver o letramento literário, a partir das discussões relacionadas às leis e documentos que normatizam o ensino de literatura na escola, foi elaborado um caderno de atividades organizado dentro da sequência básica de Rildo Cosson (2021). Tais atividades foram desenvolvidas para que o texto literário fosse explorado por meio da semiótica discursiva, uma vez que esse modelo teórico-metodológico propicia categorias analíticas de aprofundamento dos sentidos do texto. Dessa forma, os professores e as professoras podem dispor de um material que desenvolva a capacidade de leitura literária dos alunos e ainda se valer de uma teoria aplicável a qualquer texto, literário ou não.

Author Biographies

Geórgia Sousa, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Ceará (2012), Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (2016) e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2023). Atua como professora de Língua Portuguesa e Redação na rede estadual de ensino do Estado do Ceará. Desenvolve pesquisas na área de ensino de literatura com ênfase no letramento literário.

José Leite de Oliveira Junior, Universidade Federal do Ceará

José Leite de Oliveira Junior (Leite Jr.) possui Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1983), mestrado pela Universidade Federal do Ceará (1992), doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2016). Ensinou na Universidade Estadual do Ceará (1986-1996) e na Universidade de Fortaleza (2000-2006). Desde 2006 é docente do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), participando do quadro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Letras. Áreas de atuação: Literatura Portuguesa, Literatura Comparada (Literatura e Visualidade), Ensino da Literatura e Semiótica Literária. Participa dos seguintes grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Grupo de Estudos Semióticos da UFC (SEMIOCE ) e Investigações literárias: estudos sobre os dispositivos textuais de desidentificação da UFC. Responde pela curadoria da Coleção Paulo Amorim Cardoso (acervo de Esperanto da UFC). Faz parte do Conselho Editorial da Revista de Humanidades (Universidade de Fortaleza). É autor de "O pictórico em Luzia-Homem" (Prêmio Ceará de Literatura de 1993), "Domingos Olímpio" (2003) e "O pictórico na poesia de Cabo Verde: dos claridosos a Kiki Lima" (2010). Como artista plástico, tem realizado exposições individuais e coletivas, participado de salões, como o Salão de Abril (1990) e a Unifor Plástica (2005), e de curadorias, como a Mostra SESC Cariri (2015).

Published

2024-03-26