HISTÓRIAS DE ALEXANDRE
SEMIÓTICA DISCURSIVA E LETRAMENTO LITERÁRIO NUMA PROPOSTA DIDÁTICO PEDAGÓGICA
Abstract
O presente artigo faz referência a uma pesquisa de caráter interventivo que buscou desenvolver o letramento literário a partir da leitura das Histórias de Alexandre, de Graciliano Ramos, livro caracterizado pela configuração discursiva oriunda do conto popular e pela recorrência de elementos do sertão. Com o objetivo de valorizar essa cultura e desenvolver o letramento literário, a partir das discussões relacionadas às leis e documentos que normatizam o ensino de literatura na escola, foi elaborado um caderno de atividades organizado dentro da sequência básica de Rildo Cosson (2021). Tais atividades foram desenvolvidas para que o texto literário fosse explorado por meio da semiótica discursiva, uma vez que esse modelo teórico-metodológico propicia categorias analíticas de aprofundamento dos sentidos do texto. Dessa forma, os professores e as professoras podem dispor de um material que desenvolva a capacidade de leitura literária dos alunos e ainda se valer de uma teoria aplicável a qualquer texto, literário ou não.