Referenciação e conhecimento prévio: no jogo entre o verbal e a imagem

Authors

  • Breno Gabriel dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo Universidade Estadual de Maringá

Keywords:

LEITURA, REFERENCIAÇÃO, CONHECIMENTO PRÉVIO, IMBRICAÇÃO VERBAL E VISUAL

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar as relações entre referenciação e ativação do conhecimento prévio necessário à leitura, com base na interdependência entre texto verbal e imagem. Com apoio em autores tais como Kleiman (1996), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2010), Cavalcante (2010), o artigo parte de dois materiais de análise extraídos da obra “outros jeitos de usar a boca”, de Rupi Kaur que fora escolhido justamente por trazer a cada página da obra um poema na relação com uma dada ilustração. Partindo da premissa na qual a referenciação é uma atividade que consiste na (re) construção de objetos-de-discurso, entendemos que a ativação do conhecimento prévio (mundo, língua, gênero) está intimamente ligada ao processo da construção do referente na medida em que associações com outros objetos já presentes no co-texto ou no contexto sociocognitivo são estabelecidas por inferenciação, a partir de um frame cognitivo ou de conhecimentos enciclopédicos, em uma relação dinâmica entre texto verbal e imagem.  A análise do material evidencia que os processos nos quais objetos-do-discurso são construídos e reconstruídos sobretudo por meio de anáforas indiretas, no plano verbal, também acontecem de um modo bastante semelhante na relação com a imagem.

Author Biographies

Breno Gabriel dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Graduando do curso de Letras (Português/ Francês) da Universidade Estadual de Maringá.

Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Linguística Aplicada pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá.

Published

2021-08-20

Issue

Section

Artigos