Relações enunciativas e argumentativas na construção do sujeito discursivo

Authors

  • Ivani Cristina Silva Fernandes Universidade Federal de Santa Maria

Keywords:

Argumentação. Enunciação. Ethos. Efeitos de sentido.

Abstract

O presente trabalho objetiva refletir sobre os enlaces entre noções enunciativas e argumentativas a partir do texto “Puro Lula, o mais autêntico”, de Roberto Pompeu de Toledo, publicado em 11/08/2010 na revista Veja. Nesse ensaio, observamos como a argumentação se estrutura a partir de uma reflexão sobre o próprio processo argumentativo, esboçando um discurso meta-argumentativo em sua essência. Tratados como um problema de ordem textual, em particular de natureza estrutural, como uma questão lógica ou como uma estratégia pragmática discursiva, os estudos argumentativos revelam sua natureza multidisciplinar. No entanto, em alguns casos, tais trabalhos negligenciam um aspecto de extrema importância: como forma e sentido se entrelaçam para esboçar a imagem de si e a do Outro. Essa discussão nos permite discutir de que modo se estabelecem a imagem de si e a do Outro, implicando a questão do ethos e da alteridade, em um discurso de natureza meta-argumentativa, a partir de noções teóricas presentes na Linguística da Enunciação e na Retórica, e dos pressupostos metodológicos do Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). Desse modo, tal discussão permite enfocar a importância da materialidade linguística, conjugada aos efeitos de sentido em um discurso argumentativo, como guia de uma análise sobre os mecanismos persuasivos.

Author Biography

Ivani Cristina Silva Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria

Professora adjunta no curso de Licenciatura Letras / Espanhol e no Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - RS). É responsável por disciplinas relacionadas com língua espanhola (fundamentos gramaticais, morfossintaxe, produção oral e escrita), linguística textual, argumentação, produção de texto acadêmico, pragmática e linguística da enunciação. Além disso, participa e desenvolve projetos vinculados às questões de ensino / aprendizagem de E.L.E. Possui bacharelado e licenciatura em Letras Espanhol / Português pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Cuestiones de Lengua, Sociolingüística y Crítica Textual pela Universidade de Salamanca (2005). Desenvolve trabalhos vinculados aos seguintes temas: os marcadores discursivos, o ethos no discurso escrito, as teorias pragmáticas e enunciativas, os processos argumentativos, materialidade linguística e efeitos de sentido e as tendências enunciativas na argumentação de luso e hispanofalantes.

Published

2014-09-02

Issue

Section

Artigos