CENTROS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE: UMA TÉCNICA TRANSDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Autores/as

  • Karine Ferreira Monteiro Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Elaine Ferreira do Vale Borges Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palabras clave:

Centros de aprendizagem, Educação bilíngue, Transdisciplinaridade.

Resumen

Este artigo consiste em um recorte de uma pesquisa de mestrado e traz a discussão sobre o que são e como se constituem os denominados centros de aprendizagem (CA) na Educação Bilíngue, por vezes nomeado de metodologia learning centers no contexto brasileiro. O desenvolvimento do trabalho está alicerçado em duas linhas centrais de reflexão no âmbito da pesquisa qualitativa-interpretativista: a organização interna do processo de ensino nos CA e as relações entre os saberes no desenvolvimento do currículo. Como resultados, considerando as linhas de reflexão propostas, constatou-se, primeiro, que os CA se constituem em uma técnica de ensino e de aprendizagem de línguas e não em uma metodologia, como comumente é tratado no Brasil; segundo, que, apesar da técnica CA ser utilizada de forma interdisciplinar, ela é mais condizente com o princípio transdisciplinar de educação – uma forma de compreender o conhecimento partindo do fenômeno e entendendo o processo educativo como uma rede de interconexões.

Biografía del autor/a

Karine Ferreira Monteiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). Pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade Positivo (2020) e em Psicopedagogia clínica e institucional pelo ESAP (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006). Possui experiência docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: transdisciplinaridade, complexidade, educação bilíngue, estágio curricular supervisionado e gestão educacional. Atua como professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, no Departamento de Pedagogia. Professora Formadora do Curso de Pedagogia da UEPG, na modalidade EAD. É integrante da equipe gestora do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão "Docência no Ensino Superior" (DES); Supervisora do Projeto de Extensão "Laboratório Multidisciplinar de Ensino do Curso de Pedagogia" (LAMPE) / UEPG e do grupo de estudos "Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação" (GECOMTE); Integrante do Grupo de Pesquisa PEFOP - Paradigmas Educacionais e Formação de Professores / PUCPR e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática -Tessitura (UFPR); Pesquisadora do grupo Linguagem e Complexidade (LinC)/CNPQ.

Elaine Ferreira do Vale Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel e Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP e pós-doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da UFMG. Fez estágio doutoral na Universidade de Murcia (Espanha). Trabalhou como teacher assistent no The Joseph H. Lauder Institute of Managment and International Studies da Universidade da Pennsylvania (EUA). Foi diretora cultural da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo (APLIESP). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação em ensino e aprendizagem/aquisição de línguas adicionais (incluindo Libras como L2) e teoria da complexidade/caos, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagens de ensino e pedagogia de línguas adicionais, aquisição de segunda língua e desenvolvimento de professores de línguas adicionais. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Nesta mesma instituição, desenvolve o Projeto de Pesquisa Continuada "Pedagogia Complexa de Línguas Adicionais"; já tendo sido Coordenadora da Área de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciaturas em Letras, uma das Coordenadoras Pedagógicas do Curso de Línguas Estrangeiras para a Comunidade (CLEC), Coordenadora Institucional do Programa Inglês Sem Fronteiras da SESu/MEC, do Projeto Paraná Fala Inglês da SETI/PR e Coordenadora do Subprojeto PIBID-Inglês da CAPES. É líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Complexidade do Diretório de Pesquisa CNPq (http://grupolinc.blogspot.com.br).

Publicado

2022-11-30

Número

Sección

Artigos