INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO ALUNO DE PEDAGOGIA: O REGIONALISMO EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Erica PIres Conde Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Iveuta de Abreu Lopes Universidade Federal do Piauí

Palabras clave:

Formação de professores. Variantes linguísticas. Intervenções didáticas.

Resumen

Mudanças no ensino começam na formação básica dos professores. Partindo dessa premissa, resolvemos investigar a concepção dos futuros docentes de pedagogia em relação ao tratamento didático dado às variantes linguísticas em sala de aula. Nosso estudo partiu do seguinte questionamento: Que tipo de tratamento didático é dado por estudantes de pedagogia à variante linguística diatópica em sala de aula? Fizemos uma pesquisa qualitativa colaborativa. Foram sujeitos de nosso estudo 19 alunos do curso de pedagogia. As diversas estratégias metodológicas elaboradas focaram, em sua maioria, no ensino da norma padrão, possibilitando, na escola, o que hoje é defendido por sociolinguístas: o acesso de todos à forma prestigiada de falar e escrever.

Biografía del autor/a

Erica PIres Conde, Universidade Federal do Piauí - UFPI

ERICA PIRES CONDE É GRADUADA EM LETRAS - PORTUGUÊS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, EM 1996; EM DIREITO, PELO INSTITUTO CAMILO FILHO, EM 2006, E,EM PEDAGOGIA, PELA UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP, EM 2011. FEZ ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, NA UNIVERSO; EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, NA UFPI ; EM SUPERVISÃO ESCOLAR, NA UESPI; EM METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NA FGF; EM EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA: EDUCAÇÃO INFANTIL E OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA FGF; EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL, NA UNINTER; EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, NA AVM EDUCACIONAL LTDA; EM PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA E RELACIONAL, NA UCAM; EM EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ENSINO ESTRUTURADO PARA AUTISTA NA UNINTER. CONCLUIU O MESTRADO EM EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELA UNIVERSIDADE SÃO MARCOS EM 2002 E O MESTRADO EM LINGUÍSTICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA EM 2004.

É PROFESSORA ADJUNTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI - CENTRO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO - CCE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO.

Iveuta de Abreu Lopes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Letras – Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestra em Linguística – Universidade Federal de Brasília – UNB

Professora do Programa de Pós-Graduação de Letras (PPGEL) -Universidade Federal do Piauí – UFPI

Publicado

2022-11-30

Número

Sección

Artigos