O ENSINO DE LITERATURA EM PORTUGUÊS EM CONTEXTO PLURILINGUE E PLURICULTURAL: PROPOSTAS LITERÁRIAS EM MACAU

Autores/as

  • Pedro d'Alte Universidade Politécnica de Macau
  • Lia d'Alte Universidade Aberta

Palabras clave:

Ensino da literatura

Resumen

O presente trabalho intenta discutir, transversalmente, as potencialidades da educação literária, em contextos de ensino formais, plurilingues e pluriculturais, na promoção de indivíduos mais aptos a lidar com a diferença étnica. Para cumprir o intuito, o exercício intelectual debruça-se, primeiramente, sobre conceitos amplamente imbricados com a temática: a identidade, a alteridade e a interculturalidade. Num segundo momento, é partilhada, criticamente, uma experiência pedagógica autêntica, em Macau, num ambiente linguístico de PNLM e onde se promoveu a leitura literária de livros densos no tratamento de temas como a guerra e a deslocação forçada de migrantes. O foco exploratório incidiu, exclusivamente, na alusão ao outro como potencializador de situações favoráveis para a comunidade que o acolhe.   

Biografía del autor/a

Pedro d'Alte, Universidade Politécnica de Macau

Pós-doutorando em Estudos Portugueses, na Universidade Aberta, Portugal. Doutor em Literatura Infantil na Universidade do Minho, Portugal.Membro do Centro de Estudos Globais (CEG-UAb), Literaturas Globais e Hipermédia. Colabora, atualmente, com a Universidade Politécnica de Macau e com a Escola Portuguesa de Macau. ORCID: 0000-0001-7264-9106.

Publicado

2023-07-21