FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE

Autores/as

  • Lílian Carine Madureira Vieira da Silva
  • Marília Forgearini Nunes
  • Camila Alves de Melo
  • Renata Sperrhake
  • Júlia Soares Martini
  • Joana Wurth Geller
  • Giovanna Rocha Quadros

Palabras clave:

Leitura, Literatura infantil, Formação de mediadores

Resumen

O presente texto tematiza a importância da experiência leitora e mediadora, bem como as especificidades da textualidade e da ação leitora implicadas na realização de uma experiência de mediar a aproximação do leitor ao texto literário. Para balizar essa discussão parte-se da pergunta: quais conhecimentos servem de base para o desenvolvimento de mediadores de leitura literária? Elabora-se a resposta a partir da análise das ações e conhecimentos entendidos como necessários para o fazer da mediação da leitura literária e que foram base para a organização de um curso de extensão. Dentre os conhecimentos elencados nas análises deste texto, sobressaem-se os seguintes elementos: 1) a especificidade do texto literário; 2) o ensino da compreensão de leitura literária; 3) a problematização sobre os temas que permeiam os livros literários, mas que não podem ser critério principal de escolha; e 4) a complexidade da ação do mediador para aproximar livro e leitor promovendo a produção de sentidos a partir desse encontro.

Publicado

2023-07-21