LEITURAS IRREVERENTES, CONTOS DE FADAS E PEQUENOS LEITORES: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

Autores/as

  • Maria Paula Obando Rodríguez Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP).
  • Renata Junqueira de Souza Prof. Sênior da Universidade Estadual Paulista e Prof. Visitante na Universidade Federal de Ouro Preto

Palabras clave:

Leituras irreverentes. Formação. Pequeno leitor. Contos de fadas.

Resumen

O presente artigo tem como objeto de estudo as leituras irreverentes na formação do pequeno leitor literário. Nesse sentido, o objetivo principal é apresentar uma proposta metodológica para a formação do pequeno leitor literário na perspectiva das leituras irreverentes. Parte-se dos pressupostos teóricos que definem o termo, dos elementos que propiciam esse tipo de leitura e de alguns livros infantis que desmitificam tanto as narrativas tradicionais dos contos de fadas, como as formas ideais de ser príncipe/princesa. Espera-se contribuir de maneira significativa com leituras e textos irreverentes e com práticas de leitura que possam implementar e enriquecer a leitura do texto literário em sala de aula.

Biografía del autor/a

Maria Paula Obando Rodríguez, Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP).

Licenciada em Pedagogia Infantil pela Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá/Colômbia). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação no campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP). Participa no grupo de pesquisa "Formação de professores e as práticas educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do texto literário", trabalhou como mediadora de leitura na Red Distrital de Bibliotecas Públicas de Bogotá (Colômbia).

Renata Junqueira de Souza, Prof. Sênior da Universidade Estadual Paulista e Prof. Visitante na Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) , mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) , doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), pós-doutorado pela University of British Columbia (2001) e pela Ohio State University (2005). Livre-docente na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professor visitante da Universidade do Minho e Coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ). E professora visitante na Universidade Federal de Ouro Preto.


Publicado

2023-07-21