A operação linguístico-discursiva de acréscimo na reescrita de textos de alunos do 5º ano do ensino fundamental

Autores/as

  • Luan Tarlau Balieiro Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Palabras clave:

Reescrita, Operação linguístico-discursiva, Acréscimo, Revisão, Ensino Fundamental.

Resumen

Este artigo tem por objetivo estudar a atividade de reescrita, a partir da revisão efetuada por professor, com enfoque na operação linguístico-discursiva de acréscimo, dentre as quatro estruturadas por Fabre (1986): adição ou acréscimo, substituição, supressão e deslocamento. O texto respalda-se a partir dos estudos da Linguística Aplicada no funcionamento da escrita em língua materna. O material investigado são produções do gênero discursivo Conto de Mistério redigidas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, pertencentes a rede pública da região Noroeste do Estado do Paraná. O método utilizado centra-se nos exemplos evidenciados na pesquisa de Gasparotto (2014). Os resultados demonstram que o processo de reescrita favorece à concatenação textual, valendo-se da relevância dos comentários escritos da educadora à produção do aprendiz mediante a aplicabilidade da operação linguístico-discursiva de acréscimo. 

 

Biografía del autor/a

Luan Tarlau Balieiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Graduando do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participante do projeto de iniciação científica (PIC) intitulado "Operações linguístico-discursivas na reescrita de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental", inserido na área de Linguística Aplicada, sob a orientação de Renilson José Menegassi. Endereço eletrônico: luan.tarlau@gmail.com. 

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado do departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É líder do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM/CNPQ). Endereço eletrônico: renilson@wnet.com.br. 

Publicado

2017-09-15

Número

Sección

Artigos