A SEMIÓTICA COMO ALIADA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores/as

  • EVA CRISTINA FRANCISCO IFSP

Resumen

A compreensão dos discursos requer uma série de processos cognitivos até que a comunicação seja efetiva, recebida e compreendida pelo interlocutor. Desde textos mais simples até os pluricódigos, o processo de interpretação é influenciado por vários fatores: conhecimentos prévios, experiências de vida, cultura, história e ideologia. A teoria semiótica, especialmente a gramática especulativa ou teoria dos signos de Peirce, é uma maneira de acompanhar esse processo de interpretação de um texto e identificar possibilidades no campo educacional e acadêmico. Essa teoria requer a integração de outras teorias, mas oferece a oportunidade de explorar uma amplitude de assuntos. Além disso, conhecimentos em semiótica, independentemente da abordagem teórica, estão contemplados na nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Um dos temas de grande importância na sociedade e na educação é o das relações étnico-raciais, como a Consciência Negra, o preconceito racial e assuntos relacionados. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise semiótica de textos multissemióticos, como tirinhas, que abordem esse tema, demonstrando os desdobramentos da interpretação ali presentes. Considerando a riqueza dos elementos da teoria dos signos, com sua base tratada em tricotomias básicas que integram a fenomenologia, o foco será na tríade signo, objeto e interpretante. Como resultados, espera-se a aplicabilidade desses estudos em sala de aula, independentemente do nível de ensino. Adicionalmente, o trabalho busca evidenciar que temas transversais e a semiótica (ambos obrigatórios nas diretrizes curriculares) podem ser integrados de forma aplicada a contextos da vida real.

Publicado

2024-03-26