Aborrescências, crises e #likes: as faces da literatura juvenil brasileira na contemporaneidade digital

Autores/as

  • Jennifer da Silva Gramiani Celeste Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rogério de Souza Sérgio Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumen

Este artigo sugere a discussão acerca das interfaces dialógicas entre Literatura Juvenil e Internet, preconizando como cenário o contexto da contemporaneidade, demarcada pela presença das novas tecnologias digitais, e acima de tudo, da Internet enquanto veículo que possibilitara aos jovens internautas, agora também aspirantes a escritores, transfigurar não apenas a Literatura Juvenil produzida em solo nacional; sobretudo, a dinâmica inerente ao mercado editorial, cativo às práticas de escrita literária ocorridas em plataformas virtuais de autopublicação, como Wattpad, ou a manufatura de conteúdos digitais cogitados para blogs, canais do YouTube e outras redes sociais do gênero. Diante disto, o debate sobre a adolescência nativa digital, o espaço de fala de alguns poucos jovens, bem como os retratos de uma produção literária culturalmente saturada (MOSER, 1999), será embasado nos contributos teóricos de Contardo Calligaris (2000), Marc Prensky (2001), Stuart Hall (2006), Gayatri Spivak (2010), entre outros. Isto, pois, irá nos auxiliar de modo que nos tornemos capazes de (res)significar a Literatura Juvenil Brasileira em meio às crises que enfrenta em busca por identidade(s) em tempos contemporâneos de #likes.

Palavras-chave: Literatura juvenil. Internet. Jovens nativos digitais. Contemporaneidade.

Biografía del autor/a

Jennifer da Silva Gramiani Celeste, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Rogério de Souza Sérgio Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras (Estudos Literários) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado

2020-02-03

Número

Sección

Artigos