Interfaces entre Metalexicografia e Multimodalidade em pesquisas com dicionários

Autores/as

  • Daniel Martins de Carvalho Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Grayce Freitas de Sousa Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - Universidade Estadual do Ceará
  • Everton Castro de Almeida Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - Universidade Estadual do Ceará

Palabras clave:

Dicionários escolares, Multimodalidade, LETENS.

Resumen

Sendo o dicionário um objeto de estudo multifacetado, as pesquisas que se interessam pela sua compreensão são, muitas vezes, interdisciplinares, já que é possível observar esse objeto de vários ângulos e perspectivas. Desse modo, em suas pesquisas, a Metalexicografia desenvolve interfaces com várias disciplinas da Linguística Aplicada. Uma das parcerias mais frutíferas é a realizada com a Multimodalidade, visto que as obras lexicográficas são consideradas textos multimodais. Portanto, o objetivo deste trabalho é resenhar as pesquisas realizadas por membros do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS), que utilizaram como base teórica, além a Metalexicografia, a Multimodalidade (KRESS, VAN LEEUWEN, 2007). Assim, discutimos dissertações e teses defendidas pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada- PosLA (UECE) e orientadas pelos Prof. Dr. Antônio Luciano Pontes. Nesse sentido, os textos de Fechine (2013), Duarte (2014), Nascimento (2013; 2018), Sousa (2014) e Santos (2016) são estudados nesse artigo. Notamos a partir de nossas descrições que, embora o foco de análise seja diferente em todas as pesquisas, elas apresentam um ponto em comum: os recursos visuais presentes nos dicionários são relevantes para a construção de sentidos de seus verbetes.

Publicado

2020-04-22

Número

Sección

Artigos