Representações discursivas de professores de língua portuguesa em formação inicial sobre o eixo de análise linguística

Autores/as

  • Francieli Matzenbacher Pinton Universidade Federal de Santa Maria
  • Taís Vasques Barreto Universidade Federal de Santa Maria
  • Camila Steinhorst Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Análise Linguística, Formação de professores, Língua Portuguesa, Representações discursivas.

Resumen

Este artigo tem por objetivo identificar e analisar as representações de professores de língua
portuguesa em formação inicial sobre o eixo de Análise Linguística (AL). O termo análise linguística, cunhado por Geraldi, é entendido como o “conjunto de atividades que tomam uma das características da linguagem como seu objeto: o fato de ela remeter a si própria” (GERALDI, [1991] 1997, p. 189) cuja natureza das atividades pode ser epi ou metalinguística. Nesse sentido, a prática AL aponta para um ensino analítico-reflexivo do texto em funcionamento, considerando a situação discursiva da qual faz parte. O universo desta pesquisa contempla licenciandos matriculados em uma disciplina de Análise e produção de materiais didáticos ofertada em um curso de Graduação em Letras – Português. O corpus de análise é constituído de respostas a um questionário diagnóstico. Os procedimentos de análise dos dados corresponderam a três momentos: i) leitura exploratória dos dados ii) elaboração de categorias semânticas e iii) análise das orações de acordo com o Sistema de Transitividade da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2014). Os resultados evidenciam duas grandes representações: Análise Linguística como eixo articulador das práticas de linguagem e Análise Linguística como sinônimo de atividade epilinguística.

 

Biografía del autor/a

Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Mestrado (2003) e Doutorado (2012) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunto A do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM. Membro da Associação Latino-americana de linguística Sistêmico-funcional ? ALSFAL, da Associação Latino-americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e em Contextos Profissionais e do Grupo de Trabalho Gêneros Discursivos/textuais da ANPOLL. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem ? NEPELIN. Docente orientadora do Núcleo de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica (2018-2020). Tem experiência em Análise Crítica de Gêneros textuais, formação de professores de língua portuguesa, ensino e leitura de produção textual em diferentes áreas disciplinares, ensino de língua portuguesa na educação básica.

Taís Vasques Barreto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Licenciatura em Letras Português - Habilitação em Literatura Portuguesa (2019) na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, mestranda em Estudos Linguísticos na mesma instituição, sob orientação da prof.ª dr.ª Francieli Matzenbacher Pinton, e participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN).

Camila Steinhorst, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras Licenciatura, Habilitação Português e Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participou como coordenadora geral do Diretório Acadêmico de Letras (DAL), Gestão Nostos (2016/2017) da UFSM. Atuou como bolsista CAPES no projeto Residência Pedagógica em Língua Portuguesa e como voluntária no projeto Oficinas do Setor de Atendimento Integral ao Estudante, ligado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFSM. Atualmente, participa do Núcleo de Ensino e Pesquisa sobre Linguagem (NEPELIN).

Publicado

2021-08-20

Número

Sección

Artigos