A inserção da leitura no ensino fundamental II no norte do Tocantins
Palabras clave:
Prática docente. Língua portuguesa. leitores críticos.Resumen
Esta pesquisa se justifica pela importância do hábito da leitura e de leitores críticos e conscientes de sua atuação em sociedade. Tem-se como objetivo geral pesquisar, junto a docentes de língua portuguesa de Ensino Fundamental II, como está sendo inserida a leitura na vida escolar desses alunos e como os discentes estão recebendo essa prática na sala de aula. Os objetivos específicos são: a) Discutir a importância de se incentivar a formação de leitores no âmbito escolar; b) Verificar como os alunos do ensino fundamental II se comportam diante da forma como a leitura é inserida nas aulas de língua portuguesa; c) Investigar como os professores inserem a leitura dentro da sala de aula nas turmas do ensino fundamental II; d) Refletir se suas metodologias são adequadas para incentivar o gosto e o hábito de leitura. Para sua fundamentação temos os autores: Angela Kleiman, João Wanderlei Geraldi, Yara Liberato, Paulo Freire e Sírio Possenti dedicados a estudar essa temática. Esta investigação traz uma abordagem bibliográfica com apontamento para uma pesquisa de campo que utiliza como instrumento um formulário respondido por professores de português de escolas de Ensino Fundamental (EF) II da rede pública de Araguatins – TO. Considera-se que esta discussão contribui para formação desse profissional mais adequada para enfrentar essa prática que envolve o ensino da leitura. Além disso, pontuamos que o professor tem papel fundamental nessa fase, mas que não extingue a responsabilidade da família nessa trajetória na formação de leitores.