Sobre o entusiasmo e a leitura literária

Autores/as

  • Mariana Cobuci Schmidt Bastos Universidade de São Paulo (USP)

Palabras clave:

Entusiasmo, Leitura Literária, Sujeito Leitor, Prazer, Democracia

Resumen

Este artigo, de viés ensaístico, propõe uma reflexão sobre as possíveis (e produtivas) relações entre o entusiasmo e o ensino da leitura literária. Considerando alguns dos estudos de Annie Rouxel, Michèle Petit, Rolland Barthes, Marcos Natali, entre outros, defende-se que, se centralizado na ideia de sujeito leitor, que deve compreender não só a figura do educando mas também a do educador, o ensino de literatura criticamente entusiasmado dá espaço ao prazer da leitura e, também, a modos mais democráticos de se viver em conjunto, seja em sala de aula ou fora dela.

Biografía del autor/a

Mariana Cobuci Schmidt Bastos, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Mestra em Letras pela mesma Universidade.

Publicado

2020-07-21