Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças

Autores/as

  • Marília Forgearini Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Departamento de Ensino e Currículo

Palabras clave:

Educação do Olhar. Mediação. Sentido. Literatura infantil. Imagem.

Resumen

ESTE TRABALHO REFLETE A RESPEITO DA LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM DE LITERATURA INFANTIL COMO EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO SENSÍVEL E VISUAL OU EDUCAÇÃO DO OLHAR COM CRIANÇAS. AS REFLEXÕES EM TORNO DESSA TEMÁTICA TÊM POR OBJETIVO RESPONDER À QUESTÃO DE COMO PROPOR A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DE LEITURA MEDIADA QUE POSSIBILITE O LETRAMENTO VISUAL E O DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE FRENTE À IMAGEM. PARA ISSO, APRESENTAM-SE ALGUNS ARGUMENTOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA DE IMAGEM NA INFÂNCIA, CONCEITUANDO O QUE SE ENTENDE POR LETRAMENTO VISUAL. EM SEGUIDA, REALIZA-SE A LEITURA ANALÍTICA DE UM LIVRO DE IMAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA TEÓRICA DA SEMIÓTICA DISCURSIVA, DEMONSTRANDO COMO A IMAGEM PODE SER LIDA. POR FIM, CONSIDERANDO OS ARGUMENTOS INICIAIS E A LEITURA ANALÍTICA DO LIVRO DE IMAGEM, DEFINEM-SE ALGUNS PRINCÍPIOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA DA LEITURA DE IMAGEM QUE PODEM AUXILIAR A PLANEJAR EXPERIÊNCIAS DE LEITURA DE IMAGEM A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL.

Biografía del autor/a

Marília Forgearini Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Departamento de Ensino e Currículo

Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação, na área Didática dos Anos Iniciais: leitura e escrita.

Publicado

2020-07-21