Marcas da oralidade na escrita nos níveis discursivo, morfossintático e fonético: análise de uma carta de apresentação produzida por um aluno do 5º ano
Palabras clave:
Marcas da oralidade, Ensino de Língua Portuguesa, Gênero discursivo Carta de Apresentação.Resumen
Trazemos, aqui, reflexões teóricas acerca das marcas da oralidade na escrita, assim como uma análise preliminar de um texto de um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da qual buscamos identificar as marcas de oralidade apresentadas. São reflexões iniciais de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo é trabalhar com textos pertencentes ao gênero discursivo Carta de Apresentação, produzidos por alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, de cidades da região Oeste do Paraná. Buscamos identificar as marcas de oralidade nos níveis discursivo, morfossintático e fonético para, em futuros trabalhos tecer propostas de trabalho docente que atendam diretamente aos problemas apresentados. Trata-se de uma investigação qualitativa em pesquisa educacional, do tipo descritiva e interpretativa-crítica. Nossa perspectiva epistemológica é o interacionismo, com bases teóricas na Linguística Aplicada (LA) e na Sociolinguística.