O bom resumo em situação de vestibular

Autores/as

  • Cíntia Bicudo Universidade Estadual de Maringá
  • Cláudia Valéria Doná Hila Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Gêneros, Resumo escolar, Produção textual.

Resumen

Os professores do Ensino Médio, da região noroeste do Paraná, trabalham os gêneros discursivos com base no programa da prova de redação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desde 2008, quando a prova passou a privilegiar os gêneros discursivos, observamos que o Resumo Escolar foi o mais solicitado pela instituição. Por isso, esta pesquisa, resultante de um Projeto de Iniciação Científica (PIC) e de ações desenvolvidas no Projeto de Iniciação à Docência (PIBID), tem como objetivo definir as características do bom resumo em situação do vestibular. O corpus da análise é constituído por cinquenta resumos produzidos pelos candidatos no vestibular de inverno 2014 da UEM. Trata-se de uma análise qualitativa e quantitativa desenvolvida a partir de pressupostos teóricos da Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN,1997, 2003). Os resultados evidenciam que os resumos que apresentam cópias conseguem ser mais fiéis, concisos e obedecem melhor à progressão do texto-fonte.

Biografía del autor/a

Cláudia Valéria Doná Hila, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Letras (DLE)

Publicado

2015-09-13

Número

Sección

Artigos