Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos

Autores/as

  • Juliane Ferreira Vieira Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palabras clave:

Leitura, Gênero discursivo, Estilo, Tira em quadrinhos

Resumen

Este estudo objetiva apresentar uma proposta discursiva de leitura do gênero tiras em quadrinho no que se refere à análise de aspectos do estilo. Para tanto, fundamenta-se na perspectiva da Linguística da Enunciação, adotando a concepção dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin. A leitura é concebida como um processo de trabalho de compreensão, de interpretação do texto, de produção de sentidos, em que, para isso, o leitor, por meio de sua finalidade de leitura, aciona seus conhecimentos de mundo, de autor, de linguagem (KOCH e ELIAS, 2006). Verificou-se ser o estudo do estilo fundamental para o ensino de leitura, uma vez que contribui para a interação entre autor, texto e leitor. Nesse processo, as tiras mostraram-se um gênero apto a ser lido nas aulas de Língua Portuguesa, por ter circulação social e solicitar dos leitores conhecimentos linguístico-discursivos para a construção dos sentidos. Desse modo, observou-se que a teoria bakhtiniana contribui para uma leitura mais efetiva, mais prazerosa dos textos que circulam em sala de aula.

Biografía del autor/a

Juliane Ferreira Vieira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, área de concentração Estudos Linguísticos, linha de pesquisa Ensino-Aprendizagem de Línguas. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado

2016-11-24

Número

Sección

Artigos