UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O LUGAR DO ENSINO DA LITERATURA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS DO BRASIL E DO TIMOR LESTE
Parole chiave:
Literatura. Língua Portuguesa. Currículo. Brasil. Timor LesteAbstract
Há relação entre o que apresentam os documentos oficiais do Timor-Leste e do Brasil no que tange ao ensino da literatura? Tal questionamento surgiu a partir da reflexão acerca do modo como a literatura é tratada nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. Estudo realizado por esta pesquisadora, e que fundamenta sua dissertação de mestrado, demonstrou que a leitura literária – a despeito de estudos mais recentes que demonstram a importância da literatura na sala de aula – ainda é tratada como conteúdo periférico na escola. Desse modo, iniciaram-se leituras acerca dos documentos oficiais nacionais, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a pretensão de compreender de que maneira o currículo oficial determina o lugar que a literatura deve ocupar. Paralelamente a essa leitura, iniciaram-se, também, as análises sobre os documentos oficiais que orientam o currículo de Língua Portuguesa no Timor Leste com o objetivo de compreender o papel da literatura nos currículos brasileiros, a partir do entendimento do lugar da leitura literária no Timor. Observou-se, após reflexão sobre as leituras dos documentos brasileiros e timorenses, que, diferentemente das hipóteses anteriores a este estudo, a literatura está no centro da discussão sobre as manifestações artísticas no Timor Leste, ao contrário do que ocorre nos documentos oficiais do Brasil, em que os estudos literários encontram-se à margem dos estudos artísticos de maneira geral.