Estratégias de leitura no ensino médio: reflexões acerca do desenvolvimento da compreensão leitora

Autori

  • Dalve Oliveira Batista-Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Adriele Costa Viana Universidade Federal do Tocantins - UFT

Abstract

O presente artigo teve por objetivo investigar as estratégias de leitura que são usadas pelos alunos do Ensino Médio, de uma escola pública no município de Palmas-TO, analisando se estas têm sido relevantes para formação de leitores críticos. Estratégias de leitura são procedimentos ou técnicas que os leitores utilizam para se apropriar da informação e para o desenvolvimento da leitura crítica. Assim, os resultados revelaram que as estratégias mais utilizadas pelos participantes foram “antes da leitura e durante a leitura”. Em relação ao ‘antes da leitura, temos: o adiantamento da ideia central ou da temática em função de informações paratextuais, como título, subtítulo, a antecipação do conhecimento prévio sobre o assunto e sobre o autor, essas estratégias permitem ao leitor ativar seus esquemas mentais e elaborar hipóteses sobre o conteúdo do texto, isto é, faz previsões acerca das informações que poderá encontrar e isso poderá ajudá-los a compreender melhor os textos. E, quanto ao ‘durante da leitura’, as mais utilizadas foram as de solução de problemas: confirmação, rejeição ou retificação das hipóteses ou expectativas criadas antes da leitura; localização ou construção do tema ou da ideia principal; esclarecimentos de palavras desconhecidas a partir da inferência ou consulta do dicionário.

 

Biografie autore

Dalve Oliveira Batista-Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Assistente, da Universidade Federal do Tocantins - UFT, lotada no curso de Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas.

Adriele Costa Viana, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Letras-Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pubblicato

2018-06-04

Fascicolo

Sezione

Artigos