CADERNO DE RIMAS DO JOÃO, DE LÁZARO RAMOS: UMA LITERATURA INFANTIL NEGRO-BRASILEIRA DO ENCANTAMENTO

Autori

Abstract

No cenário brasileiro atual, há uma expressiva quantidade de obras de literatura infantil e juvenil de autoria negra, bem como de não negros (as), abordando temáticas que envolvem a história, a cultura e a ancestralidade do povo negro brasileiro. No entanto, o avanço de produção e de circulação dessas obras não garante uma qualidade estética e ética que possa se configurar plenamente como contribuições na luta contra o preconceito e o racismo, inclusive, o estrutural. Desse modo, elencou-se como objeto de estudo a obra Caderno de rimas do João, de Lázaro Ramos (2016), ilustrada por Maurício Negro. Objetiva-se analisar se os recursos simbólicos e estilísticos utilizados pelo escritor e pelo ilustrador contribuem para uma recepção positiva da cultura negro-brasileira; compreender se o livro apresenta temáticas que valorizam a vivência da criança negra brasileira; e como o conjunto da obra constitui uma literatura infantil negro-brasileira do encantamento. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, cujo aporte teórico-metodológico se apoia nos estudos de Oliveira e Silva (2021), Oliveira (2020), Cuti (2010), Pinheiro (2018), Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), Coelho (2010), entre outros. Mediante as análises das ilustrações, dos poemas, do projeto gráfico e discursivo, a obra proporciona um encantamento poético ao (à) leitor (a), resgata a autoestima e a beleza da criança negra, valoriza sua cultura, suas experiências e a emancipa discursivamente. Conclui-se, portanto, que, no tocante ao teor literário e estético, a obra possui excelente qualidade e se configura como relevante instrumento de luta contra o racismo.

Biografie autore

Vânia Maria Castelo Barbosa, UFPB

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de pesquisa Leituras Literárias. Orientadora Professora Dra. Renata Junqueira de Souza. Mestre em Letras-Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará -UFC (2008). Graduada em Letras-Português pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC- UECE (2003). Professora Efetiva da Educação Básica, no município de Quixadá - CE. É membro dos Grupos de Pesquisa "Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário" (PROLELI), coordenado por Renata Junqueira de Souza e Andréia de Oliveira Alencar Iguma; e "Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores" (LIMEFLE), coordenado por Maria Valdenia da Silva e Jaquelânia Aristides Pereira.

Kilma Cristeane Ferreira Guedes , UFPB

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL/UFPB, na Linha de Pesquisa, Leituras Literárias. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/UFPB, na Linha de Pesquisa, História da Educação (2021), atua como Professora de Língua Portuguesa na rede de ensino Estadual - Professora de Educação Básica 3. Possui Especialização em Língua, Linguagem e Literatura-Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa-CINTEP (2019). Graduada em Licenciatura em Pedagogia-Universidade Federal da Paraíba (2019), Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2018). Área de Atuação: Letras/Ciências Humanas/Educação/Subárea: História da Educação e Educação em Direitos Humanos. Interessada também nos estudos sobre Literatura Infantojuvenil e letramento literário. É membro do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário", coordenado por Renata Junqueira de Souza e Andréia de Oliveira Alencar Iguma; Participa na função de professora/colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Afroperspectivas", coordenado por Mônica Guimarães Teixeira do Amaral, da Universidade de São Paulo - FEUSP.

Renata Junqueira de Souza, FCT/UNESP

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990)', doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Professora aposentada sênior da UNESP/Presidente Prudente, onde fundou e coordenou o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva" (1992 - 2022), atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com ênfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária.

Pubblicato

2024-07-02